I. Tema:
Uso do software Graphmatica
II. Público alvo:
1º ano do Ensino Médio
Turma A: 30 alunos
Turno: Manhã
Escola: PUC-RS
III. Duração:
Período: 15 de outubro de 2010 a 22 de outubro de 2010
Horário:08:00 as 12:00
IV. Justificativa:
O Ensino da Matemática vive um momento ímpar, beneficiado pelas inovações tecnológicas que podem ser traduzidas em oportunidades de ensino. O advento dos computadores pode ser uma ponte entre o abstrato e o concreto, pois simula em tempo real aquilo que antes só podia ser imaginado, desmistificando conceitos da Matemática Pura. A Educação Matemática é uma área que oferece muitas oportunidades para um ensino contextualizado e a Informática é uma forte aliada nesse sentido, seja com softwares específicos, internet ou linguagens de programação.
Além de estimular a curiosidade dos jovens, o uso de programas gráficos exalta a beleza das construções e dá sentido às equações envolvidas. Essa é a proposta deste trabalho: auxiliar o professor num ramo complexo da Matemática e com os benefícios da inclusão digital.
III. Objetivos gerais:
1. Aprender a reproduzir funções básicas com o auxílio de softwares matemáticos: afim, quadrática, logarítmica e exponencial.
2. Reconhecer as equações envolvidas nas construções e o grau de dependência entre as variáveis.
IV. Objetivos específicos:
1. Aperfeiçoar os conhecimentos sobre funções básicas.
2. Leitura e interpretação de informações contidas nos gráficos.
V. Conteúdos trabalhados:
-Matemática
-Informática
VI. Procedimentos e estratégias
1. Cronograma
15 Out-Seg | 16 Out-Ter | 17 Out-Qua | 18 Out-Qui | 19 Out-Sex | 20 Out-Sab | 22 Out-Seg | |
08:00-09:00 | Descrição das atividades e divisão de grupos
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Função afim | Função quadrática | Função exponencial | Função logarítmica | Análise e discussão das atividades | Exposição das oficinas |
09:00-10:00 | Apresentação do software Graphmatica | Leitura e discussão do exercício | Leitura e discussão do texto | Leitura e discussão do texto | Leitura e discussão do texto | Análise e discussão das atividades | Exposição das oficinas |
10:00-11:00 | Revisão dos conceitos | Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Preparação para exposição | Exposição das oficinas |
11:00-12:00 | Distribuição das atividades para aula seguinte.
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Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Construção dos gráficos com os softwares | Preparação para exposição | Exposição das oficinas |
2. 15 Out 2010:
a. Descrição das atividades
Apresentação do software:
– Graphmatica: Softwares que possibilitam a plotagem de gráficos a partir de qualquer tipo de funções e equações inseridas pelo usuário. Descreve funções cartesianas, relações e inequações num nível elementar.
Divisão dos grupos
– Os alunos foram divididos em 15(quinze) grupos.
Revisão dos conceitos
– Função é uma relação entre dois conjuntos em que, a cada valor do primeiro, corresponde somente um valor no segundo.
– Domínio: o conjunto domínio é o conjunto de partida de uma função, pois todos os valores de partida têm que fazer parte do domínio. Se o conjunto de partida for um subconjunto, por exemplo, do conjunto dos números reais () a sua definição é obrigatória.
– Imagem: O conjunto imagem é o conjunto de chegada que também deve ser definido como no item anterior.
– Os alunos terão contato com os exercícios de funções básicas e descreverão as equações sem o auxílio do computador. Na aula seguinte, compararão os resultados simulados pelos softwares.
3. 16 Out 2010:
a. Função Afim
– Leitura e análise do texto
Fernando e a irmã vivem à beira de uma estrada que conduz a um castelo situado a 5 Km de distância. Ambos trabalham no Castelo, ela no período da manhã e ele no período da tarde. Cruzam-se sempre no caminho para que ela lhe possa entregar a chave do Castelo. Ele sai de casa às 12 horas e demora 15 minutos a fazer cada quilômetro. À mesma hora a sua irmã sai do Castelo e dirige-se para casa demorando 20 minutos para percorrer cada quilômetro. A que horas se cruzam? Quando se cruzam, a que distância está o Fernando do Castelo? Qual o horário da visita ao Castelo?
– Os alunos resolverão o exercício a partir do conhecimento básico da função afim. Lançarão a equação no Graphmatica, alterando os coeficientes lineares e angulares e sobrepondo os gráficos correspondentes.
4. 17 Out 2010:
a. Função Quadrática
– Leitura e análise do texto
Um corpo lançado do solo verticalmente para cima tem posição em função do tempo dada pela função f(t) = 40t – 5t² onde a altura f(t)é dada em metros e o tempo t é dado em segundos. De acordo com essas informações:
Qual o tempo que o corpo levou para atingir a altura máxima?
Qual a altura máxima atingida?
– Os alunos estipularão os zeros da função com o auxílio do Graphmatica. Observarão as variações do máximo e mínimo das funções, identificarão a concavidade e os motivos envolvidos nas expansões dos gráficos.
5. 18 Out 2010
a. Função Exponencial
– Leitura e análise do texto
A quantidade Q de cafeína num indivíduo, t horas após a ingestão da mesma, é dada pela expressão: Q = Qo.a-t
Um indivíduo tomou uma xícara de café que contém 80 mg de cafeína. Sabe-se que o tempo necessário para que a quantidade de cafeína no organismo passe para metade é de, aproximadamente, 4 horas. Determine os valores de Qo e de a.
Que quantidade de cafeína permanece no organismo, 3 horas após a ingestão? Admita que para valores inferiores a 15 mg de cafeína no organismo a mesma deixa de exercer efeitos estimulantes.
Com o auxílio do Graphmatica, determine o período de tempo em que a cafeína funcionou como estimulante. Sobreponha o gráfico da função quadrática e compare a taxa de crescimento das funções e se há raízes comuns.
6. 19 Out 2010
a. Função logarítmica
– Leitura e análise dos textos
Suponha que, em 2003, o PIB (Produto Interno Bruto) de um país seja de 500 bilhões de dólares. Se o PIB crescer 3% ao ano, de forma cumulativa, qual será o PIB do país em 2023, dado em bilhões de dólares? Use 1,0320 = 1,80.
Em uma calculadora científica de 12 dígitos quando se aperta a tecla log, aparece no visor o logaritmo decimal do número que estava no visor. Se a operação não for possível, aparece no visor a palavra ERRO. Calcule, depois de digitar 42 bilhões, o número de vezes que se deve apertar a tecla log para que, no visor, apareça ERRO pela primeira vez.
– Usando o software, reproduza o gráfico e identifique os seguintes elementos: continuidade, domínio, contradomínio e raízes.
– Compare os dois gráficos e identifique qual tem maior taxa de crescimento.
– Compare as funções afim, quadrática e exponencial e verifique se há intervalos onde são todas crescentes ou decrescentes.
7. 20 Out 2010
Preparação das oficinas
-Nesse momento, os alunos reuniram todas as anotações e o material desenvolvido nas atividades. Foram organizados seis grupos: um grupo no Laboratório de Informática, quatro nas oficinas de cada função e um na elaboração e explicação dos cartazes dos gráficos. Foi simulado todo o cenário da exposição e tempo de cada oficina.
8. 22 Out 2010
Exposição das oficinas
– Todos os trabalhos foram expostos dentro dos grupos e dos espaços planejados.
VII. Material necessário
– Notas de aula
– Computadores do Laboratório de Informática
– Software Graphmatica
– Impressora
– Projetor
– Canetas hidrocor
– Fita adesiva
– Tesoura
– Cola
VIII. Avaliação
-15 Out 2010: Todos se mostraram interessados e participativos. Inicialmente, ficaram preocupados com a atividade, mas perceberam que o software era de fácil manuseio e motivaram-se.
-16 Out 2010: Todos participaram ativamente no exercício de função afim. Não houve dificuldade na montagem dos gráficos, porém os efeitos nas mudanças das variáveis não ficaram evidentes.
-17 Out 2010: O exercício de função quadrática foi muito proveitoso, talvez por ser de fácil reprodução. Outros exercícios foram sugeridos e simulados no computador. As variações da concavidade chamaram a atenção dos alunos.
-18 Out 2010: Essa atividade foi mais delicada. Os alunos tiveram dificuldade em entender a função exponencial. O software facilitou o cálculo e a visualização das raízes.
-19 Out 2010: Foi o dia mais complexo, todas as funções foram revistas e os gráficos sobrepostos. A maioria entendeu os conceitos básicos das atividades, talvez seja necessário aulas de reforço para fixar melhor os conteúdos posteriormente. Não deve comprometer o projeto.
-20 Out 2010: Os alunos mostraram-se motivados e conseguiram sintetizar todas as observações feitas. Os cartazes e outros materiais foram confeccionados e os grupos se organizaram dentro do tempo disponível para cada oficina. Na simulação realizada, todos compreenderam a função de cada grupo e a importância do trabalho para a comunidade.
-22 Out 2010: Os alunos foram divididos em grupos e acompanharam os membros da escola em cada espaço, procurando explicar o trabalho desenvolvido. Muitas perguntas sobre o uso do software foram feitas. O ponto culminante foi a geração dos gráficos das funções. Boa parte da comunidade ficou surpresa com a rapidez dos cálculos, na riqueza e detalhe dos desenhos.
IX. Comunicação
Cada grupo debateu suas conclusões e apresentou-as para o restante da turma. Os alunos buscaram exemplos de outras funções e geraram gráficos no software. Aparentemente, o interesse pelos conceitos foi revigorado.
Um relatório final foi elaborado e distribuído em forma de panfleto à toda comunidade escolar, enfatizando a relação entre a Matemática e a Informática, bem como a importância das disciplinas para facilitar a vida do homem na sociedade.
X. Conclusão
As atividades desenvolvidas objetivaram criar um vínculo entre a Matemática e a Informática a partir de questões contextualizadas. A inclusão digital e o uso de software tendem a facilitar o aprendizado da Matemática, calculando, simulando e gerando ambientes até então nunca vistos. O presente trabalho espera contribuir para criação de novas frentes pedagógicas e que venham auxiliar no aprendizado.
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