A comunidade do século XXI esta caracteriza por uma sociedade onde equipamentos interconectados mediam a comunicação e a informação entre as pessoas. A necessidade dos laços sociais hoje é mediada pela tecnologia, mas esta tecnologia ainda não chegou a todos os estrados sociais. O estado ainda de forma tímida tenta incluir esta parcela, outras entidades também fazem este papel social, como ONGs, comunidades, organizações privadas e filantrópicas. Assim muitos ambientes não formais de educação promovem a inclusão em tempos digitais.
O presente artigo propõe uma proposta de projeto objetivando a implementação de centros comunitários de inclusão digital, com o auxílio e colaboração da sociedade civil, entidades públicas e privadas.
A proposta é construir uma campanha com todos componentes da sociedade para de forma colaborativa e organizada implementar em bairros carentes centros comunitários de inclusão digital. Constituído por grupos voluntários de toda comunidade, desde profissionais liberais, setor público, empresas privadas e qualquer cidadão ou instituição com o interesse de participar.
Logo nos primeiros encontros os voluntariados irão definir e planejar a campanha. Definirão as atividades e dividirão os voluntários em grupos sugeridos:
- Grupo administrativo
- Grupo técnico
- Grupo do marketing
- Grupo pedagógico
Grupo administrativo – Será responsável por todo o trâmite legal que envolve a campanha. Gerenciamento das doações de equipamentos e local de implementação nas comunidades, parcerias com setor público e empresas privadas, entre outras atividades pertinentes.
Grupo técnico – Composto por profissionais da TI, este irá recuperar os computadores coletados nas campanhas de doação, como a instalação e manutenção técnica no local do telecentro comunitário.
Grupo marketing – Profissionais com afinidades para este segmento, irão pensar, planejar e executar as campanhas para mobilização de toda a comunidade na doações de equipamentos bem como na captação do voluntariado.
Grupo pedagógico – Profissionais de áreas educacionais e informática que planejarão o uso racional e educacionais dos recursos tecnológicos do centro comunitário de inclusão digital, bem como o treinamento de monitores da própria comunidade implementada. Prioridades em projetos pedagógico de reforços educacionais para estudantes, informática na educação.
Conforme descrito as atividades de cada grupo, sera proposto a implementação do projeto. Campanhas de coleta do descarte do lixo eletrônico e computadores em desuso, equipe definida irá restaurar computadores em condições de uso, o descarte que não for utilizado, será ainda aproveitado para a criação de peças de arte para decoração produzida pela própria comunidade. Tudo devidamente criado com planejamento e companhamento de grupos especializados nas áreas especificas.
Na restauração dos computadores será utilizado software livre para que o projeto fique livre de pirataria e investimentos desnecessários com softwares proprietários. Uma forte parceria será criada com o setor público para disponibilidade dos locais da implementação do projeto, bem como o custeio de custos fixos, como água, luz e internet. Igrejas e comunidades de bairro também poderão participar com a disponibilização de ambiente para a instalação das salas de inclusão digital comunitária.
A orientação do correto uso dos centros de inclusão será primordial, bem como a inclusão de pessoas que jamais tiveram contato com o computador, oferecendo treinamentos básico desde a coordenação motora do uso do mouse e teclado, como orientação na navegação e comunicação web. Observando em nossos dias a grande presença do computador nas mais diversas áreas, o telecentro comunitário terá um papel social fundamental na comunidade.
O presente artigo apresenta de forma resumida um projeto comunitário de inclusão digital em comunidades carentes. A intenção é sugerir uma proposta de implementação com a mobilização e participação de toda a comunidade no desenvolver do mesmo.
De forma planejada e com o envolvimento da comunidade onde será implementada o centro de inclusão digital comunitário, o projeto propõem além da inclusão digital e social, a capacitação e o estímulo para que crianças e estudantes de comunidades carentes despertem e possam visualizar a tecnologia como mais uma opção de futuro profissional.
Por Celso Pimentel Gomes
http://www.celsopimentel.pro.br
Especialização PUC-RS “Informática na Eduação”
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Olá colega Celso, Ameofis e Angleson:
O blog de vcs está muito show! parabéns, que possamos interagir muito e trocar conhecimento e experiências, um abraço!