Projeto: A Rádio Escolar Como Objeto de Inclusão Social

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1- Tema:

“A Rádio Escolar Como Objeto de Inclusão Social”  

2- Público alvo: 

Comunidade Escolar

3- Duração:

Este projeto pode ser desenvolvido ao longo de todo o ano letivo.

4- Justificativa:

Muitos educadores compartilham a idéia de que o radio e seus componentes é um recurso ultrapassado e que se deve, aos poucos,  aposentar essa ferramenta das atividades laborais da escola.

Fazendo uso de uma ótima mais ampla, o educador deve entender que esta ferramenta educacional tem muito a somar nas atividades pedagógicas. Pelo fato da fácil acessibilidade e que consegue aglutinar todas as classes sociais.

Historicamente, o rádio contribuiu de forma expressiva para a potencialização dos recursos de multimídia para contribuir no processo de ensino –aprendizagem, seja integrando-se a elas, ou proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento.

Com isso, é preciso que a escola veja a rádio possua uma gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania. 

Neste sentido, a rádio escolar é vista como a materialização de ações importantes, no sentido de promover a inserção da comunidade escolar que passa a estar à margem da informação e comunicação.

 5- Objetivos

5.1- Geral:

Promover a integração da comunidade escolar através da mediação de projetos voltados a informar, problematizar e garantir a participação de todos.

 5.2- Objetivos específicos:

  • Instigar a participação dos alunos na formação de repórteres que objetiva a comunicação em linguagem mais acessível a assuntos ligados à cultura, saúde, educação e política.
  • Evidenciar através dos programas produzidos e apresentados por alunos e professores a interdisciplinaridade inerente ao PPP;
  • Desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos participantes;
  • Assessorar as atividades desenvolvidas por professores na sala de aula e dentro do projeto da escola;
  • Exercitar a comunicação oral, aperfeiçoando a objetividade e clareza de exposição do pensamento;
  •  Favorecer a convivência e trabalho em grupo, respeitando diferenças, níveis de conhecimento e ritmos de aprendizagem de cada integrante da equipe.

6- Etapas:

  • Criação do Nome da Rádio;
  • Adquirir todos os recursos necessários para a implementação desta;
  • Construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola;
  • Dividir de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada.

7- Material Necessário

  • microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
  • fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
  • radiogravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
  •  caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas;
  • microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radiogravador. É da mesa que sai a fiação para as caixas de som.

 8 – Referências:

http://www.infoescola.com/comunicacao/radio-escolar/

http://www.educacional.com.br/projetos/ef1a4/bancoprojeto1a4/radio/default.asp

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